Considerando a escala terrestre de tempo, a energia gerada pelo sol, tanto em forma de calor quanto de luz é inesgotável. Esta é a base da energia solar, e por energia solar entende-se qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol, para, de alguma forma ser utilizada pelo homem, seja para aquecimento de água (energia térmica), ou ainda como energia elétrica ou até mecânica.
Para captar essa energia são utilizados painéis fotovoltaicos, que convertem diretamente a energia luminosa em energia elétrica, e através de coletores solares, a energia solar pode ser transformada em energia térmica.
A olhos leigos, a energia solar torna-se muito mais simpática por ser uma energia renovável, e não se pode negar que ela é vantajosa: não é poluente e não precisa de turbinas e geradores para a produção de energia, mas por outro lado exige altos investimentos para seu aproveitamento, e além do dinheiro é investida uma grande quantidade de energia para a fabricação dos painéis, que pode não compensar a energia produzida por eles.
O clima é um fator que pode ser tornar desvantagem para essa energia. Em países como a Islândia, por exemplo, os dias são muito curtos em certas épocas do ano. Seguindo esta lógica há obviamente o problema de que não existe produção alguma durante a noite, sendo necessários grandes espaços para o armazenamento da energia produzida durante o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário