quarta-feira, 1 de junho de 2011

Energia Eólica


O vento nada mais é que o ar em movimento, e é dele que vem a energia em questão: a energia eólica. Esta é uma das fontes de energia mais amigáveis para o meio ambiente, por ser renovável e não gerar quaisquer poluentes ou gases nocivos como subprodutos. Esta fonte de energia funciona da seguinte forma: as grandes turbinas de vento transformam a energia cinética dos ventos em energia elétrica sem, como já citamos, dispensar poluentes na atmosfera.

No local onde são instaladas as turbinas há criação de empregos, o que é um aspecto muito positivo para um país, mas essas turbinas também podem ser problemáticas, ao passo que são barulhentas e podem incomodar moradores dos arredores, produzindo um som entre 50 e 60 decibéis – quanto menos a velocidade do vento, maior o barulho. Há ainda outro impecilho: as pás dessas turbinas podem acabar matando muitos pássaros.

Assim como outras energias, a eólica também é bastante específica: necessita de locais com ventos fortes para ser utilizada, como a energia das marés, que precisa de condições específicas para funcionar. E assim como a maremotriz, a produção de energia pode ter seus altos e baixos, oscilando a depender do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário