As hidrelétricas se aproveitam da energia potencial dos rios – a força da água em movimento – para produzir energia. O processo de geração de energia é simples: a água passa por tubulações da usina com muita velocidade, movimentando as turbinas que estão conectadas a um gerador que gerará a energia elétrica, onde ocorre a transformação da energia potencial em energia mecânica.
Renovável e com uma eficiência energética muito alta, as hidrelétricas são muito vantajosas, mas um de seus maiores contras é que, para serem instaladas em um local, é preciso de grandes rios com quedas d’água, o que não é realidade para muitos países. Além disso, grandes áreas são inundadas para a construção da usina, destruindo ecossistemas e obrigando a população ribeirinha a deixar seus lares para trás.
No Brasil, a força dos rios é a mais utilizada fonte de energia, já que ele possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo; cheia de quedas d’água, o que é perfeito para a implantação de hidrelétricas. O que, como já foi citado, não acontece em todos os países, mostrando que, mais uma vez, todas as energias têm seus prós e contras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário