De 1896, quando o pesquisador Henri Becquerel descobriu a radioatividade, até nossa energia nuclear atual foi um longo caminho andado, e esta é atualmente uma das mais polêmicas fontes de energia. Sua obtenção dá-se pela fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, o que libera uma grande quantidade de energia, uma de suas vantagens.
A energia nuclear não contribui para o efeito estufa, apesar de não ser renovável. Mas não é só por não ser renovável que conquistou toda a sua fama, esta também vem de outras desvantagens dessa fonte de energia: o destino que levará o lixo produzido, a possibilidade de produção de armas super potentes e o talvez mais polêmico da lista, o risco de acidentes.
O mais conhecido acidente envolvendo energia nuclear foi o da usina de Chernobil, na Ucrânia. Em 1986 um dos reatores da usina explodiu, liberando uma enorme cortina de fumaça com elementos radioativos que rapidamente se espalharam por boa parte da Europa e da então União Soviética. É de se lembrar, no entanto, que todas as fontes de energias possuem seus prós e contras, e não seria diferente com a energia nuclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário