quarta-feira, 1 de junho de 2011

Energia Geotérmica


A energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor do magma terreste. A exploração dessa energia é normalmente feita em locais apresentam vulcões ou gêiseres (sprays de água quente), apesar de todos os países possuirem incrusões magmáticas onde usinas geotérmicas podem ser instaladas, locais com gêiseres, por exemplo, diminuem o tempo e o dinheiro gastos em pesquisa de bons locais para instalar as usinas.

É possível obter energia geotérmica de duas formas: a primeira é utilizando-se dos lençóis de água quente presentes no subsolo da Terra; a segunda é através da injestão de água que evaporará ao entrar em contato com temperaturas elevadas e voltará à superfície através de dutos específicos.

Logo após o vapor é transportado para uma central geotérmica, onde movimenta a turbina acionando um gerador, que transforma a energia de movimentação da tuurbina (energia mecânica) em energia elétrica. O vapor é condensado para ser reintroduzido na forma de água pelos dutos gerando mais energia.

Apesar de emitir pouquíssimos gases poluentes, gastar pouco espaço para a instalão de uma usina e não depender de variações naturais como chuvas e níveis de rios, é necessário balancear os prós e contras já que é um tipo caro de energia que pode esgotar o campo geotérmico do local, além de emitir ácido sulfídrico, que apresenta um odor desagradável e pior ainda: é extremamente corrosivo e nocivo à saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário